Pesquisar neste blog

Páginas

Comunidade & Conexão

Deus - Pai, Jesus e Espírito Santo - deseja ter um relacionamento íntimo com cada um de nós. A Sociedade Perfeita anseia por nos ensinar sobre relacionamento e amor. Além disso, para compreendermos o que é relacionamento e amor, Deus nos concede a família, assim como ele, Deus, é uma família.

Se não bastasse, Deus fez mais por nós. Conexão é tão inerente à sua pessoa que ele nos concedeu mais do que uma família. Presenteou-nos com uma família de famílias. Concedeu-nos uma família para sem famílias. Somos agraciados com a oportunidade de viver em uma comunidade cristã.


É fato: quanto maior a família, mais complexa ela é. No entanto, o princípio é o mesmo. Nela, temos muitas pessoas que devem aprender a ser apenas uma. Ao mesmo tempo, são uma única família de muitos. Muitos que são um. Um que são muitos. Iguais, mas diferentes. Diferentes, mas iguais.

Logo, assim como a família é o núcleo de nossas conexões, a comunidade cristã é a extensão de nossas conexões. Se na família temos o cultivo da “minha trindade”, na comunidade cristã temos a possibilidade da “nossa trindade”.

Nela, somos encorajados e encorajamos. Somos fortalecidos e fortalecemos. Somos confrontados e confrontamos. Convivemos com pessoas que erram e falham, enquanto nós também erramos e falhamos. Perdoamos e somos perdoados. Encontramos apoio e apoiamos. Crescemos e possibilitamos o crescimento de outros. E, assim, construímos algo que seríamos incapazes de construir numa espiritualidade individual.

Certamente, a teoria é magnífica. A prática, porém, desafiadora. Como qualquer relacionamento, não será fácil. Interagir com pessoas não é tão simples. Teremos que lidar com decepções. Não poderemos evitar as frustrações. Onde há pessoas, a imperfeição não se ausenta. Onde está o ser humano, as deformidades estão presentes. E talvez seja por isso que nós ouvimos a respeito de muitas pessoas que desistiram da igreja. Pode ser que você seja uma delas.

Porém, apesar do grande desafio, temos a Suprema Referência. A proposta comunitária deve se enraizar em sua fonte. A comunidade cristã é uma família de famílias que possui um líder, uma cabeça. Este é Jesus. Foi quem mostrou o que é o amor. Redefiniu o que é entrega. Redimensionou o significado de doação. É o exemplo de serviço. É a evidência do perdão. Como tal, é de quem devemos partir. Ele é a mente desse corpo. É o seu regente. É o seu orientador e guia.

Nosso papel é seguirmos sua direção. É contemplarmos sua prática. E mais: possuímos um diferencial. Não estamos sós nesta construção comunitária. Deus nos concedeu seu Espírito Santo. É aquele que nos consola, conforta e ampara. É aquele que nos leva além de nossas forças. É quem nos capacita em nossas conexões.

Desfrute dessa oportunidade de se conectar. Não é necessário que você caminhe sozinho. Nem que prossiga sem pessoas. Abrigue-se. Refugie-se. Conecte-se.

Nenhum comentário: